terça-feira, 19 de abril de 2011

Projeto: Baú de Leitura/ MOC

PROJETO BÁU DE LEITURA
ENCONTRO DE COORDENADORES MUNICIPAIS
05 e  06 de abril 2011



O QUE É O BÁU DE LEITURA?

É um projeto que deseja contribuir com a qualidade do ensino nas escolas e Unidades de Jornadas Ampliadas do PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil através da inserção sistemática de leitura prazerosa e crítica com educadores leitores numa linha de construção de políticas públicas de Educação.

COMO SURGIU O BAÚ?

Em 1999 surgiu uma maleta que pretendia visitar as escolas do campo e as Unidades de Jornadas Ampliadas do PETI- Programa de Erradicação do Trabalho Infantil para fazer um trabalho diferenciado de leitura com as crianças, proporcionando momentos de prazer, leitura e reflexão.
Esse projeto nasceu provocado pela UNICEF que sugeriu ao MOC (Movimento de Organização Comunitária) que realizasse experiências que estimule a leitura de forma lúdica e reflexiva com as crianças do PETI. Com ampliação do projeto houve a necessidade de buscar novos parceiros como: Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil do Estado da Bahia, as SETRAS (Secretaria Estadual de Trabalho e Ação Social), Prefeituras, através das Secretarias de Ação Social assim, o Projeto criou forças para atuar e levar o Baú as crianças e adolescentes do Campo e da cidade.

COMO ESTÁ ORGANIZADO O BÁU?

São diferentes baús (A ao M) com variados títulos de literatura infanto-juvenil selecionados para contribuir com o desenvolvimento das pessoas, o projeto visa incentivar educadores e crianças em uma prática prazerosa de leitura como instrumento para conhecer a sua própria história, comunidade, família e desenvolver a imaginação, criatividade, linguagem. Também de construir seu conhecimento de forma participativa, consciente e crítica, ajudando-as a refletir sobre suas vidas e interagir no espaço em que vivem.

CARACTERÍSTICAS DO BAÚ

Os títulos variam com a designação do baú (A, B, C, D, E , F, G, H , I J , L, M). Todos contêm os livros com abordagem dos MOTES/ TEMAS.  Estes vários tipos foram constituídos para fazerem a troca de uma escola para outra. Com as devidas análises e contextualizações, efetua-se a troca.
I-                   Identidade
II-                 Meio ambiente
III-              Cidadania


AQUISIÇÃO DOS LIVROS

É responsabilidade do MOC realizar o processo de formação, acompanhamento, monitoramento e avaliação dos educadores leitores.
A compra dos livros é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação. À medida que as Prefeituras vão se comprometendo e assumindo mais o Projeto no seu município vai se realizando os momentos de formação e capacitação.
Para melhor funcionamento do projeto e melhores resultados, cada município disponibilizará uma pessoa para fazer a Coordenação Municipal do Baú de Leitura (planejamento, organização do núcleo de leitura, dias de estudos, aprofundamento da metodologia, acompanhamento aos professores).
O Município deverá assumir o compromisso de comprar os livros e ampliar ainda mais o numero de crianças contempladas pelo projeto Baú de Leitura fazendo com que o trabalho torne-se uma política pública de educação.


PROCESSO DE FORMAÇÃO

Visa dois momentos:

1-a formação dos educadores para a dimensão da leitura
2-desenvolvimento pedagógico junto aos alunos

Sensibilização dos educadores e formação em processos de leitura:

1-     Despertar a importância e o papel da leitura;
2-     Reflexão sobre a identidade do professor e de sua história;
3-     Aprendizagem sobre a dinâmica e metodologia do projeto;
4-     Planejamento e o trabalho a serem realizados com as crianças;
5-     Monitoramento e avaliação do processo das atividades planejadas (avaliação da prática)

Prática com os alunos

 Cada professor receberá um baú contendo 45 livros (15 tipos diferentes) agrupados em três MOTES/ TEMAS ao redor dos quais giram as análises das leituras com as crianças;
O professor trabalha o baú uma vez por semana. Ele conta as histórias, leva as crianças a lê-las em grupo, promovendo a apresentação do que foi lido. Assim, os alunos realizam além da leitura, atividades diversas e enriquecedoras como: desenhos, dramatizações, teatro de fantoches, paródias, poesias, musicas, textos, novas histórias.





Nosso percurso...
05/04/2011- 1° Dia de trabalho

1-Identidade: Construção criativa de crachá e apresentação.
Cânticos: Ciranda e resgate local de cantigas de roda e outras cirandas.
Objetivo do encontro: Breve apresentação da proposta de trabalho do projeto baú de leitura Convênio MOC-SEC.

2-Trabalhando a identidade- O nome de cada participante
Momento de exposição dos participantes sobre a imagem desenhada por eles e como compôs cada nome no crachá.

3-Exercitando a leitura: realização de leitura do texto: “A troca”( Lygia Bojunga)

Contação de história por uma educadora do encontro: Jussara Secondino.
Breve exposição de idéias sobre apresentação da mensagem do texto com a nossa prática nas escolas.



INTERVALO (almoço)

4- Leitura e exploração de histórias.
  • Menina bonita do laço de fita- Ana Maria Machado
  • Jeito de ser- Nye Ribeiro
  • Lúcia já Vou Indo-Maria  Heloisa Penteado
  • O Riacho-Júlio Braz
  • Luz de Dentro ou Luz de Fora- Nye Ribeiro
  • O frio pode ser quente- Jandira Masur


Teatro: dramatização da história: Lucia Já Vou Indo lida por Vera de Capim Grosso-BA
Apresentação em Cordel

Em grupo : ler, refletir e preparar as apresentações
Pontuar as idéias/ identidades/ visão de mundo.
Apresentação criativa comentários e conclusão do grupo.
Cada grupo apresentou as histórias lidas através de reconto, cordel, poesia, teatro, contação.

Leitura de história por Calliane Tucano-BA

Jornal falado

6-     leitura de texto: Contexto histórico da Educação e da Leitura no Brasil- Vera Carneiro (Capítulo I do livro: Baú de Leitura 4ª edição).
Atividade realizada após o encontro: À noite



Coordenadora realizando a leitura do capitulo I do livro: Baú de leitura










06/04/2011

DEBATE:
- Exposições de idéias sobre o texto: Contexto histórico da Educação e da Leitura no Brasil- Vera Carneiro (Capítulo I do livro: Baú de Leitura 4ª edição).


Apresentação realizada pelo grupo de coordenadores:
Leitura das histórias e apresentação
  • Poemas para brincar- Jose Paulo Paes
  • O Menino que não se chamava João e a menina que não se chamava Maria- Geogina da Costa Martins
  • O pássaro engaiolado

Breve apresentação sobre o funcionamento do projeto Baú de leitura: Objetivos e parceiros, conteúdos dos acervos, uso dos cadernos e registro do professor, motes,

Leitura fílmica sobre o projeto baú de leitura
Encerramento das atividades







Nenhum comentário:

Postar um comentário