quarta-feira, 23 de março de 2011

MODELO DE REFERÊNCIA DO PLANO DE CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA JARDIM I e II











Logomarca_Itaberaba_Definitiva1



 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABERABA
     SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS MODALIDADES– EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO
COORDENADORA PEDAGÓGICA: Ana Carolina Carneiro


MODELO DE REFERÊNCIA DO PLANO DE CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA
JARDIM I e II

              

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGENS DE LÍNGUA PORTUGUESA
I SEMESTRE
LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
JARDIM I
JARDIM
II
1. Narrar história conhecidas com aproximação das características da história original.
X
X
2.Participar de situações de escuta de textos lidos ou contados pelo professor.
X
X
3.Desenvolver a oralidade ajustada as diferentes situações de comunicação expressando seus sentimentos e desejos através da fala.
X
X
4.Reproduzir oralmente os jogos verbais.

X
X
5. Familiarizar-se envolvendo em situações de escrita segundo suas hipóteses de escrita.

X
X
6. Identificar letras em diferentes contextos.
X
X
7. Relatar experiências vividas, narrando fatos em seqüência temporal e causal.
X
X
PRATICA DE LEITURA
1.Compreender e desfrutar de textos literários através da leitura pelo professor.
X
X
2. Reconhecer o próprio nome dentro do conjunto dos nomes do próprio grupo.
X
X
3. Distinguir diferentes gêneros textuais lidos em sala.
X
X
4. Participar de situações de leitura pelo aluno de palavra no texto (lista, parlenda, canção, rótulos) utilizando pistas oferecidas pelo professor e as disponíveis nos texto.

X
5. Participar de situações de leitura pelo aluno de letras que iniciam uma palavra destacada do texto (lista, parlenda, canção, rótulos) utilizando pistas oferecidas pelo professor.
X
X
6. Interessar-se por leituras mesmo não lendo convencionalmente
X
X
7. Leitura de palavras no texto com pistas oferecidas pelo professor

X
PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTO
1. Produzir textos individuais e ou coletivos ditado oralmente ao professor para diversos fins. (produção oral com destino escrito)
X
X
2.Escrever com ajuda do professor e/ou de próprio punho palavra (s) retirada (s) do textos de memória e listas de acordo com sua hipótese de escrita.
X
X
3.Estabelecer relação entre o que se fala e o que se escreve.

X
ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA
1. Reconhecer e traçar letras do alfabeto
X
X
2. Analisar letras iniciais e finais nas palavras dentro do contexto.
X
X
3.Ler textos ( parlendas, canção, títulos de histórias e listas)  mesmo sem saber ler convencionalmente para refletir sobre o sistema de escrita com pistas oferecidas pelo professor.

X
4.Escrever o próprio nome e utilizá-lo como modelo para escrever outras palavras.
X
X
5. Transcrever o seu nome e o sobrenome
X
X
6.Escrever listas e palavras retiradas de textos que se sabe de cor para pensar sobre o sistema de escrita alfabético.
X

7. Conhecer as formas gráficas das letras que compõe o alfabeto.
X
X





HABILIDADES, CONHECIMENTOS E CONCEITOS A SEREM DESENVOLVIDOS

JARDIM I
JARDIM II

I- Prática de Escuta e Produção Oral.
1. Recuperar algumas características do texto-fonte aproximando das características da história.
1.1. Manter a seqüência dos acontecimentos.
2. Escutar textos lidos pelo professor.
2.1-. Escutar textos contados pelo professor.
3- Jogo simbólico
4-Envio de recados
5- Relatos de experiência e fatos ocorridos no povoado, vila ou fazenda
6-Recontos narrativos
7-Ampliação do vocabulário


II- Prática de Leitura
1.Leitura de imagens
2.Apreciação de vários portadores textuais (receitas, avisos, contos)
3.Leitura de textos que se sabem de memória.
4.Identificação da letra inicial e ou final da palavra retirado do texto de memória, listas, rótulos.
5. Antecipar o sentido global com ajuda do professor.

III- Prática de Produção de Texto

1.Produção de história através de desenhos e letras.
2.Produção oral tendo o professor como escriba.

IV- Análise e Reflexão da língua.

1.Desenho como forma de representação da escrita.
2. A diferença entre escrita e desenho.
3.Reescrita do nome, rótulos, títulos, lista.
4. Escrita de letras iniciais e/ ou finais de palavras retiradas de textos.
5.A diferença entre letras, números e outras representações gráficas.
6.As letras para escrever o nome.
7.O traçado para escrever as letras (imprensa maiúscula).









I- Prática de Escuta e Produção Oral.
1. Recuperar algumas características do texto-fonte aproximando das características da história.
1.1.Manter a seqüência dos acontecimentos.
2.Escutar textos lidos pelo professor.
2.1-.Escutar textos contados pelo professor.
3- Jogo simbólico
4-Envio de recados
5- Relatos de experiência e fatos ocorridos no povoado, vila ou fazenda
6-Recontos narrativos
7-Ampliação do vocabulário


II- Prática de Leitura
1. Compartilhar as interpretações e passagens preferidas.
2. Antecipar o sentido global com ajuda do professor.
3. Verificar as antecipações feitas.
4. Localizar onde está escrito algo que se sabe ou pensa que está escrito.
5. Identificação da letra inicial e ou final da palavra retirado do texto de memória, listas, rótulos.

III- Prática de Produção de Texto
1. Planejar o que escrever e como, antes de começar a escrever. (Produção oral com destino escrito).
2.Ditar para o professor parte do texto garantindo os acontecimentos principais e o propósito comunicativo.
3.Utilizar o repertório de letras que dispõe para escrever palavras


IV- Análise e Reflexão da língua.
1.A diferença entre escrita e desenho.
2.A diferença entre letras, números e outras representações gráficas.
3.As letras para escrever o nome.
4.O traçado para escrever as letras (imprensa maiúscula).
5.A relação entre partes do oral e partes do escrito/relação letra e som.
6.A análise quantitativa (quantas letras) e qualitativa (quais letras) da correspondência entre segmentos falados e escritos.




ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS

I- Prática de Escuta e Produção Oral

1. Propor situações em que a criança use o faz de conta.
2.Desenvolver atividades para a criança possa expressar-se oralmente compreendendo e distinguindo características da linguagem oral e escrita.
3. Leitura pelo professor de histórias infantis, contos, fábulas para o reconto oral.
4.Rodas de conversa a fim de proporcionar o reconto oral das (histórias, textos informativos) lidas pelo professor.

II- Prática de Leitura

1. Localização de palavras no texto, indicando a letra inicial para a reescrita.
2. Manuseio de livros que fazem parte do acervo da escola.
3. Simulação de leitura por meios de brincadeiras de faz de conta.
4. Leitura por memorização de etiquetas, cartazes de rotina, dos crachás, placas na escola e cardápio.
5.Leitura de imagens em contextos diversos.

III- Prática de Produção de Texto

1.Leitura pelo professor de histórias, contos parlendas, para a produção de textos coletivos da turma tendo o professor como escriba.
2. Pinturas, recortes e colagens de letras do alfabeto.
3. Oportunizar momentos significativos em que a escrita é necessário ( Ex. bilhetes, convites para os pais e ou outras pessoas).

IV- Análise e Reflexão da língua.

1. Buscar contextos significativos para trabalhar os aspectos topológicos das letras.
2. Propor atividades lúdicas trabalhando o conhecimento de letras e a identificação do nome.
3. Uso de cartaz com os nomes dos alunos da turma para aprendizagem de letras do alfabeto.
4. Analisar palavras retiradas de texto: letras iniciais, mediais e finais.
5. Proporcionar a escrita do nome próprio e sobrenome.
6. Pesquisas em jornais e revistas de letras do alfabeto no contexto trabalhado.
7. Recortes e colagens de letras encontradas em textos impressos.
8. Apresentação do alfabeto completo, desde o início do ano, e organizar atividades de escrita em que os alunos façam uso de letras móveis.
9. Atividades de leitura e escrita em que os alunos aprendam o nome das letras do alfabeto, a seqüência      das letras, a diferença entre a escrita e outras formas gráficas e convenções da escrita (orientação do alinhamento).
10.Uso de cartazes da sala para a compreensão da função social da escrita e das letras que inicia uma palavra em destaque pelo professor.
11. Atividades com pinturas, montagens e colagens para a observação e vivência do traçado de letras do alfabeto.


I- Prática de Escuta e Produção Oral
1.Rodas de leitura para contar histórias e combinar com os alunos momentos em que eles possam compartilhar os livros lidos e ou passagens preferidas.
2.Debates de acontecimentos jornalísticos que estão nos meios de comunicação.
3.Propor situações que a criança use o faz de conta.
II- Prática de Leitura
1.Leitura diária para os alunos.
2.Leitura na sala de aula podendo selecionar livremente o que deseja ler.
3.Roda de apreciação de literatura nas quais as crianças são convidadas a compartilhar suas impressões e interpretações sobre um texto lido ou ouvido.
4. Manuseio de livros que fazem parte do acervo da escola.
5. Leitura de imagens em contextos diversos.

III- Prática de Produção de Texto
1- Projetos de Produção de Texto: - Reescrita coletiva de histórias infantis conhecidas para produzir um livrinho.
2- Produção de reescrita de parlenda tendo o professor como escriba.
2-Situações escrita que envolvam palavras estáveis – como nomes próprios, com alfabeto móvel e/ou de próprio punho.
3-Reescrita de textos ou partes deles tendo o professor como escriba (individual ou em dupla). 

IV- Análise e Reflexão da língua.
1.Apresentação do alfabeto completo, desde o início do ano, e organizar atividades de escrita em que os alunos façam uso de letras móveis.
2.Atividades de leitura e escrita em que os alunos aprendam o nome das letras do alfabeto, a seqüência      das letras, a diferença entre a escrita e outras formas gráficas e convenções da escrita (orientação do alinhamento).
3.Cruzadinhas acompanhadas de uma lista de palavras para consulta.
4.Ditado cantado (encontrar palavras definidas pelo professor em textos.
5.Listas compostas por palavras de um mesmo campo semântico (frutas, brincadeiras, títulos de     histórias, etc.) onde as crianças precisem encontrar a palavra solicitada pelo professor.
6.Leitura, para alunos que não sabem ler convencionalmente, oferecendo textos conhecidos de memória, como em que a tarefa do aluno é descobrir o que está escrito em cada parte, tendo a informação do que trata o texto.
7.Atividades de reflexão sobre o sistema alfabético de escrita, por meio do trabalho com nomes próprios, rótulos conhecidos e outros materiais afixados nas paredes da classe (ou murais) da sala, como listas, calendários, cantigas, títulos das histórias, que serão lidas na semana, de forma que guiados pelo contexto os alunos antecipem o que está escrito e reflitam sobre as partes do escrito (quais letras, quantas e em que ordem usar);
8.Escrita de palavras de textos que sabe de cor.
9.Escrita de listas de palavras de um mesmo campo semântico (nomes das crianças, brincadeiras, brinquedos, animais, frutas, material escolar, partes do corpo, compras a serem feitas; etc), de preferência a partir de outras propostas realizadas ou de acontecimentos do cotidiano;


INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

- Realização da avaliação diagnóstica de aspectos da Língua Portuguesa:
- Ditado de uma lista de cinco palavras do mesmo campo semântico e uma frase a fim de investigar em qual nível encontra o aluno em relação ao sistema de escrita alfabética.
Prática de leitura: Localização de palavras ditadas pelo professor em um texto de memória.



RESULTADOS ALCANÇADOS

JARDIM II
JARDIM I





































 Fonte: Princípios Norteadores para o trabalho com a Educação Infantil. 2011.





Nenhum comentário:

Postar um comentário