quarta-feira, 23 de março de 2011

MODELO DE REFERÊNCIA DO PLANO DE CURSO PARA A MULTISSERIAÇÃO







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PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABERABA
     SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS MODALIDADES– EDUCAÇÃO DO CAMPO


MODELO DE REFERÊNCIA DO PLANO DE CURSO PARA A MULTISSERIAÇÃO

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA I E II UNIDADE
I- PRÁTICA DE ESCUTA E PRODUÇÃO ORAL
Todos
1º A
2º A
2ª S
3ª S
4ª S
1.Participar de situações que requeiram narrar histórias conhecidas
X





2.Participar de situações de escuta de texto lido ou contado pelo professor
X





II- PRÁTICA DE LEITURA






1. Explorar variados materiais escritos do acervo da escola




X
X
2. Participar de situações de leitura pelo professor de texto literário: conto tradicional, literatura infantil, fábula e poesia.
X





3. Participar de situações de leitura pelo professor de textos não literários: bilhete, carta, verbete de glossário, artigos da Revista Ciências Hoje para Criança, curiosidades da Revista Nova Escola e reportagem da Revista Ciências Hoje.
X





4. Participar de situações de leitura compartilhada de texto literário: fábula, conto e poesia.




X
X
5. Participar de situações de leitura compartilhada de textos não literários: bilhete, carta, verbete de glossário e curiosidades.




X
X
6.Ler, por si mesmo, textos (lista, parlenda, canção, rótulos e poesia) utilizando pistas oferecidas pelo professor e as disponíveis nos texto

X
X
X


7.Participar se situações de leitura por si mesmo (em silêncio) de texto literário: conto tradicional, literatura infantil, fábula e poesia.




X
X
8.Participar de situações de leitura por si mesmo (em silêncio) de texto não literário: bilhete, carta, verbete de glossário, artigos da Revista Ciências Hoje para Criança, curiosidades da Revista Nova Escola e reportagem da Revista Ciências Hoje.




X
X
III- PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTO






1.Reescrever histórias conhecidas com ajuda do professor.
X





2.Escrever com ajuda do professor e/ou de próprio punho texto de memória e listas de acordo com sua hipótese de escrita.

X
X
X


3.Escrever com ajuda do professor e/ou de próprio punho bilhete levando em conta as características do gênero, o propósito comunicativo e o destinatário.

X
X
X


4.Colaborar em situações de produção de texto: poema, bilhete e/ou carta




X
X
5.Escrever textos (poema, bilhete ou carta) com ajuda do professor e/ou por si mesmo




X
X
IV- ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA






1.Identificar com auxílio do professor as formas de organização textual e os propósitos do texto.
X





2.Reconhecer as línguas e variedades lingüísticas que são faladas na comunidade.
X





3.Ler textos ( parlendas, canção, títulos de histórias e listas)  mesmo sem saber ler convencionalmente para refletir sobre o sistema de escrita.

X
X
X


4.Escrever o próprio nome e utilizá-lo como modelo para escrever outras palavras.

X
X



5.Escrever listas e textos que se sabe de cor para pensar sobre o sistema de escrita alfabético.

X
X
X


6.Utilizar a ordem alfabética em algumas aplicações sociais.



X
X
X
7.Revisar texto alheio de forma autônoma e/ou com ajuda do professor do ponto de visita ortográfico.




X
X
8.Descobrir, reconhecer, aplicar e explicar  algumas convenções  ortográficas próprias do sistema.




X
X
9.Analisar nos textos impressos utilizados como referência ou modelo o uso de alguns aspectos gramaticais.




X
X




HABILIDADES, CONHECIMENTOS E CONCEITOS A SEREM DESENVOLVIDOS
TODOS
1º ANO E 2º ANO
2ª SÉRIE
I-Prática de escuta e produção oral de recado, relato de experiência vivida, notícia de rádio, cantiga, adivinha, parlenda, fábula.
1-Recuperar algumas características da linguagem do texto fonte.
1-Manter a sequência dos acontecimentos.
2-Escutar textos: recado, relato de experiência vivida, notícia de rádio, cantiga.
2-Contar textos: adivinha, parlenda, fábula, relato de experiências vividas.
II- Prática de Leitura de textos literários (literatura infantil, fábula, conto, parlenda, cantiga, canção e poema para criança) e não literários (lista, bilhete e carta).
2-Compartilhar as interpretações e passagens preferidas.
2,3,4 , 6 e 7-Antecipar o sentido global com ajuda do professor.
2.3,4, 6 e 7--Verificar as antecipações feitas.
4,5,7 e 8-Localizar informações para selecionar o que relevante.
2, 4 e 7-Compreender e desfrutar dos textos literários
III- Prática de Produção de Texto:
1,3,5-Planejar o que escrever e como, antes de começar a escrever.
1,2,3,4 e 5-Discutir sobre os efeitos da linguagem, o propósito e o destinatário.
1, 2,3 e 5Ditar para o professor partes do texto.
1-Garantir a sequência dos fatos do texto-fonte.
1,2,3 e 5-Garantir as características do gênero.
IV- Análise e Reflexão da língua
1-Organização textual e os propósitos dos textos.
2-As línguas e as variedades lingüísticas que são faladas na comunidade.

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II- Prática de Leitura de textos literários (literatura infantil, fábula, conto, parlenda, cantiga, canção e poema para criança) e não literários (lista, bilhete e carta).
6-Localizar onde está escrito algo que se sabe ou pensa que está escrito.

III- Prática de Produção de Texto:

2, 3-Utilizar o repertório de letra que dispõe.
2-3Usar as combinações de letras que são disponíveis no sistema de escrita de Língua Portuguesa.
IV- Análise e Reflexão da língua
3,4,5-A diferença entre escrita e desenho.
3,4 e 5-A diferença entre letras, números e outras representações gráficas.
3,4 e5-As letras para escrever o nome.
3,4 e 5-O traçado para escrever as letras ( imprensa maiúsculo).
3.4 e 5-A relação entre partes do oral e partes do escrito/relação letra e som.
3.4,5-A análise quantitativa (quantas letras) e qualitativas (quais letras) da correspondência entre segmentos falados e escritos.
3.4 e 5-O espaçamento, alinhamento e direção da escrita na língua portuguesa.
3.4 e 5-A letra como unidade da sílaba e a sílaba como unidade da palavra.
3.4 e 5-Identificação das sílabas canônicas (consoante + vogal) em palavras escritas e ouvidas.
3,4 e 5-As rimas e aliterações.




II- Prática de Leitura de textos literários (literatura infantil, fábula, conto, parlenda, cantiga, canção e poema para criança) e não literários (lista, bilhete e carta).
6-Localizar onde está escrito algo que se sabe ou pensa que está escrito.
III- Prática de Produção de Texto:
2 e3-Utilizar o repertório de letra que dispõe.
2 e 3Usar as combinações de letras que são disponíveis no sistema de escrita de Língua Portuguesa.
2 e 3-Deixar espaço entre as palavras na escrita.
IV- Análise e Reflexão da língua
3,4 e 5-A análise quantitativa (quantas letras) e qualitativas (quais letras) da correspondência entre segmentos falados e escritos.
3,4 e 5-O espaçamento, alinhamento e direção da escrita na língua portuguesa.
3,4 e 5-A letra como unidade da sílaba e a sílaba como unidade da palavra.
3,4 e 5-Identificação das sílabas canônicas (consoante + vogal) e não canônicas em palavras escritas e ouvidas.
3,4 e 5-O espaçamento, alinhamento e direção da escrita na língua portuguesa.
3,4 e 5-As rimas e aliterações
3,4 e 5-O espaçamento entre as palavras no texto.
3,4 e 5-Uso de letra maiúscula em nomes próprios.
3,4 e 5-Segmentação da palavra na passagem de uma linha para outra.
6-A ordem alfabética nas palavras: uso no dicionário, no diário de classe, nos glossário e na lista de nomes da sala.
3ª E 4ª SÉRIE
II-Prática de Leitura de textos literários (conto tradicional, literatura infantil, fábula e poesia) e não literários (bilhete, carta, verbete de glossário e curiosidade).
4 e 5-Acompanhar a leitura de quem ler em voz alta.
1,4 e 7-Ler obras de um mesmo gênero.
III- Prática de Produção de Texto:
1,4-Definir quem irá ditar e quem irá escrever.
1 e 5-Ler enquanto escreve para verificar o que já escreveu e o que ainda falta escrever.
5-Compartilhar com os colegas e com o professor sobre o que está escrevendo e/ou o que escreveu.
5-Revisar a escrita que se está produzindo como também as já produzidas.
5-Decidir o que escrever e o que não escrever na produção.
IV- Análise e Reflexão da língua
6-A ordem alfabética nas palavras: uso no dicionário, no diário de classe, nos glossário e na lista de nomes da sala.
7 e 8-Conhecimento do sistema de escrita alfabética: os tipos de letras ( forma e cursiva), a letra como unidade da sílaba e a sílaba como unidade da palavra, o espaçamento entre as palavras, as sílabas não canônicas em palavras escritas e ouvidas, ordem alfabética das palavras.
7,8 e 9-Conhecimentos do padrão de escrita e c gramatical: segmentação do texto em palavra, uso da letra maiúscula, segmentação da palavra na passagem de uma linha para outra, segmentação do texto em parágrafo em razão das restrições impostas pelo gênero, uso do ponto final na frase, uso do pontuação no diálogo, acentuação das palavras comuns, os sinais da acentuação ( circunflexo e agudo), acentuação das palavras monossílabas tônicas e oxítonas, uso dos sinais gráficos ( cedilha e til).
9-O uso, função e características do substantivo.
9-O uso, função e características do adjetivo.
8-Conhecimento do sistema ortográfico da língua Portuguesa: o uso do C diante de A, O, U; o C diante de E e I; Ç diante de A, O e U; o uso do G diante de A, O e U; GU diante de E e I; o uso do Q  seguido da letra U; uso do H compondo o dígrafo CH, LH e NH; o H seguido da vogal; o A com a sobreposição do til; uso do E formando ditongos e tritongos; o I formando ditongo e tritongo; o uso do O formando ditongo ou tritongo; o uso do L e do R formando encontro consonantal.

ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
Todos
1º Ano e 2º Ano
2ª Série
I-Prática de escuta e produção oral de recado, relato de experiência vivida, notícia de rádio, cantiga, adivinha, parlenda, fábula.
1 e 2-Roda de leitura para contar histórias.
2- Roda da conversa envolvendo temas do cotidiano
II- Prática de Leitura de textos literários (literatura infantil, fábula, conto, parlenda, cantiga, canção e poema para criança) e não literários (lista, bilhete e carta).
2 e 3-Leitura diária para os alunos.
1,7 e 8-Leitura na sala de aula podendo selecionar livremente o que deseja ler.
4,5,7 e 8- Roda de apreciação de literatura nas quais as crianças são convidadas a compartilhar suas impressões e interpretações sobre um texto lido ou ouvido.
III- Prática de Produção de Texto
1- Projetos de Produção de Texto: - Reescrita coletiva de histórias infantis conhecidas para produzir um livrinho.

II- Prática de Leitura de textos literários (literatura infantil, fábula, conto, parlenda, cantiga, canção e poema para criança) e não literários (lista, bilhete e carta).
6-Leitura para ordenar textos desordenados ou mesclados
6-Leitura de textos poéticos (música, quadrinha, poema, parlenda, etc.) conhecido para identificar algumas palavras que foram substituídas.
IV- Análise e Reflexão da língua.
3,4 e 5-Apresentação do alfabeto completo, desde o início do ano, e organizar atividades de escrita em que os alunos façam uso de letras móveis.
3,4 e 5-Atividades de leitura e escrita em que os alunos aprendam o nome das letras do alfabeto, a seqüência      das letras, a diferença entre a escrita e outras formas gráficas e convenções da escrita (orientação do alinhamento).
3,4 e 5-Ordenação de textos que sabe de cor.
3,4 e 5-Cruzadinhas acompanhadas de uma lista de palavras para consulta.
3,4 e 5-Ditado cantado (encontrar palavras definidas pelo professor em textos.
3,4 e 5-Listas compostas por palavras de um mesmo campo semântico (frutas, brincadeiras, títulos de     histórias, etc.) onde as crianças precisem encontrar a palavra solicitada pelo professor.
3,4 e 5-Leitura, para alunos que não sabem ler convencionalmente, oferecendo textos conhecidos de memória, como em que a tarefa do aluno é descobrir o que está escrito em cada parte, tendo a informação do que trata o texto.
3,4 e 5-Atividades de reflexão sobre o sistema alfabético de escrita, por meio do trabalho com nomes próprios, rótulos conhecidos e outros materiais afixados nas paredes da classe (ou murais) da sala, como listas, calendários, cantigas, títulos das histórias, que serão lidas na semana, de forma que guiados pelo contexto os alunos antecipem o que está escrito e reflitam sobre as partes do escrito (quais letras, quantas e em que ordem usar);
3,4 e 5-Escrita de textos que sabe de cor.
3,4 e 5-Escrita de listas de palavras de um mesmo campo semântico (nomes das crianças, brincadeiras, brinquedos, animais, frutas, material escolar, partes do corpo, compras a serem feitas; etc), de preferência a partir de outras propostas realizadas ou de acontecimentos do cotidiano;
3,4 e 5-Preenchimento de cruzadinha sem a relação de palavras (quando as crianças já apresentam escritas silábico-alfabéticas);
3,4 e 5-Atividades de revisão coletiva de textos Situações em que os alunos sejam colocados para escrever textos, cuja forma não sabem de memória.

II- Prática de Leitura de textos literários (literatura infantil, fábula, conto, parlenda, cantiga, canção e poema para criança) e não literários (lista, bilhete e carta).
6-Leitura para ordenar textos desordenados ou mesclados
IV- Análise e Reflexão da língua.
3,4 e 5-Apresentação do alfabeto completo, desde o início do ano, e organizar atividades de escrita em que os alunos façam uso de letras móveis.
3,4 e 5-Atividades de leitura e escrita em que os alunos aprendam o nome das letras do alfabeto, a seqüência      das letras, a diferença entre a escrita e outras formas gráficas e convenções da escrita (orientação do alinhamento).
3,4 e 5-Ordenação de textos que sabe de cor.
3,4 e 5-Cruzadinhas acompanhadas de uma lista de palavras para consulta.
3,4 e 5-Ditado cantado (encontrar palavras definidas pelo professor em textos.
3,4 e 5-Listas compostas por palavras de um mesmo campo semântico (frutas, brincadeiras, títulos de     histórias, etc.) onde as crianças precisem encontrar a palavra solicitada pelo professor.
3,4 e 5-Leitura, para alunos que não sabem ler convencionalmente, oferecendo textos conhecidos de memória, como em que a tarefa do aluno é descobrir o que está escrito em cada parte, tendo a informação do que trata o texto.
3,4 e 5-Atividades de reflexão sobre o sistema alfabético de escrita, por meio do trabalho com nomes próprios, rótulos conhecidos e outros materiais afixados nas paredes da classe (ou murais) da sala, como listas, calendários, cantigas, títulos das histórias, que serão lidas na semana, de forma que guiados pelo contexto os alunos antecipem o que está escrito e reflitam sobre as partes do escrito (quais letras, quantas e em que ordem usar);
3,4 e 5-Escrita de textos que sabe de cor.
3,4 e 5-Escrita de listas de palavras de um mesmo campo semântico (nomes das crianças, brincadeiras, brinquedos, animais, frutas, material escolar, partes do corpo, compras a serem feitas; etc), de preferência a partir de outras propostas realizadas ou de acontecimentos do cotidiano;
3,4 e 5-Preenchimento de cruzadinha sem a relação de palavras (quando as crianças já apresentam escritas silábico-alfabéticas);
3,4 e 5-Atividades de revisão coletiva de textos Situações em que os alunos sejam colocados para escrever textos, cuja forma não sabem de memória.

3ª E 4ª SÉRIE
II- Prática de Leitura de textos literários (literatura infantil, fábula, conto, parlenda, cantiga, canção e poema para criança) e não literários (lista, bilhete e carta).
1-Roda da leitura em que os alunos possam compartilhar  o que leu e/ou explorou.
2-Projeto de leitura de poema a fim dos alunos realizar uma sarau de poesia.
III- Prática de Produção de Texto:
1 e 4-Reescrita de texto em dupla com definição de função: quem dita e quem irá ser o escriba.
1-Reescrita de partes da história pela turma e/ou aluno, completar sequência narrativa, acrescentar características, introduzir perguntas e/ou respostas em diálogos.
1-Produção de texto coletivo de novos textos por meio da transformação nomes de personagens, criar novas ações para o personagem no enredo, criar uma nova história).
1 e 5-Leitura de bons textos para os alunos analisarem, junto com o professor, o que o autor usa ou faz para deixar seu texto bem escrito.
1 e 5-Atividades de revisão de texto em grupo ou em grupo a fim de identificar problemas a serem resolvidos.
1 e5-Projeto didático de produção de um livrinho de história envolvendo o gênero fábula e poema.
5-Sequência de atividades para ajudar os alunos a aprender a escrever carta e poema em situação real de uso.
5-Atividade ocasional para escrever bilhete em situação real de uso.
IV- Análise e Reflexão da língua
7 e 8-Atividade de revisão de texto alheio para melhorá-lo quanto aos aspectos do sistema de escrita, padrão de escrita, aspectos ortográficos e gramatical, a organização textual.
9-Leitura de bons modelos de textos impressos a fim de refletir sobre os conhecimentos do sistema de escrita, padrões de escrita, aspectos ortográfico e aspectos gramaticais.
8-Atividades de reflexão ortográfica: ditado interativo, releitura de texto com focalização, revisão, jogos ortográficos, escrever pistas para não se enganar mais na grafia das palavras.
8-Realização de sequência de atividade envolvendo os seguintes casos ortográficos: o uso do C e o do Ç; o A, E e o I formando ditongo e tritongo; o H compondo os dígrafos CH, LH, NH; o H seguido de vogal.
9-Realização de sequência de atividade envolvendo acentuação.
9-Realização de sequência de atividade envolvendo pontuação em diálogos.


INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO
1º ANO E 2º ANO
2ª SÉRIE
- Realização da avaliação diagnóstica de aspectos da Língua Portuguesa:
- Ditado de uma lista de cinco palavras  do mesmo campo semântico) e uma frase a fim de investigar em qual nível encontra o aluno em relação ao sistema de escrita alfabética. ( 1º ano e 2º ano)
- Atividades para o portfólio:
A) Prática de leitura: Localização de palavras ditadas pelo professor em um texto de memória. ( 1º ano e 2º ano)
B) Prática de Produção de Texto: Escrita pelo aluno de uma lista de palavras. ( 1º ano e 2º ano)
C) Prática de Leitura: Leitura pelo aluno de texto a fim de localizar informações para selecionar o que é relevante. ( 2º Ano).


- Realização da avaliação diagnóstica de aspectos da Língua Portuguesa:
Ditado de uma lista de cinco palavras do mesmo campo semântico) e uma frase a fim de investigar em qual nível encontra o aluno em relação ao sistema de escrita alfabética.
- Ditado de um texto que se sabe de cor a fim de investigar o que os alunos já conhecem sobre os padrões de escrita (ortografia, segmentação das palavras, espaços entre as palavras numa frase, dentre outros aspectos do padrão de escrita.
- Atividades para o portfólio:
A) Prática de leitura: Localização de palavras ditadas pelo professor em um texto de memória.
B) Prática de Produção de Texto: Escrita pelo aluno de um texto de memória.
C) Prática de Leitura: Leitura pelo aluno de texto a fim de localizar informações para selecionar o que é relevante.
3ª E 4ª SÉRIE
- Realização da avaliação diagnóstica de aspectos da Língua Portuguesa:
- Reescrita de um conto conhecido dos alunos.
- Atividades para o portfólio:
A) Prática de leitura: Leitura de texto literário a fim de analisar se os alunos compreendem o texto, se antecipa o sentido global, se compartilha sua interpretação, localiza informações para selecionar o que é relevante, se analisa nos textos o uso de alguns aspectos do padrão de escrita e aspectos gramaticais.
B) Prática de produção de texto: Reescrita de trecho de um texto narrativo a fim de investigar se o aluno garante as características do gênero, a sequência dos fatos do texto-fonte, uso de letra maiúscula, segmenta a palavra na passagem de uma linha para outra, segmenta o texto em parágrafo, o uso do ponto final, uso da pontuação no diálogo, uso da acentuação e uso dos conhecimentos do sistema ortográfico.
C) Análise e reflexão da língua: Leitura de trechos de textos, frases, palavras a fim de analisar o uso dos conhecimentos do sistema de escrita, ortográficos e aspectos gramaticais.

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