quarta-feira, 23 de março de 2011

Plano de Ensino 1° Ano, 2° Ano e 2ª série






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PREFEITURA MUNICIPAL DE ITABERABA
     SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO – SEMED
COORDENAÇÃO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E SUAS MODALIDADES– EDUCAÇÃO DO CAMPO


MODELO DE REFERÊNCIA DO PLANO DE CURSO DE LÍNGUA PORTUGUESA
PARA 1º ANO, 2º ANO E 2ª SÉRIE

              Produzido pelas coordenadoras: Idineia, Geisa, Marta Uilma, Katiussy e Vanessa Sacramento.
Revisado por: Mácia da Silva Mascarenhas 28/02/2011

EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGENS DE LÍNGUA PORTUGUESA
I e II UNIDADE DIDÁTICA
PRÁTICA DE ESCUTA E PRODUÇÃO ORAL
1º ANO
2º ANO
2ª SÉRIE
1. Narrar história conhecidas.
X
X
X
2.Participar de situações de escuta de textos lidos ou contados pelo professor.
X
X
X
PRATICA DE LEITURA
1.Compreender e desfrutar de textos literários através da leitura pelo professor.
X
X
X
2.Participar de situações de leitura compartilhada com o professor e os colegas de textos literários.


X
3.Participar de situações de leitura pelo professor de texto não literário (lista, bilhete e carta).
X
X
X
4.Ler, por si mesmo, textos (lista, parlenda, canção, rótulos) utilizando pistas oferecidas pelo professor e as disponíveis nos texto.
X
X
X
5.Ler, por si mesmo, textos (lista, parlenda, canção, rótulos e poesias) utilizando pistas oferecidas pelo professor e as disponíveis nos texto.


X
PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTO
1. Reescrever histórias conhecidas com ajuda do professor.
X
X
X
2.Escrever com ajuda do professor e/ou de próprio punho texto de memória e listas de acordo com sua hipótese de escrita.
X
X
X
3.Escrever com ajuda do professor e/ou de próprio punho bilhete levando em conta as características do gênero, o propósito comunicativo e o destinatário.
X
X
X
ANÁLISE E REFLEXÃO DA LÍNGUA
1. Identificar com auxílio do professor as formas de organização textual e os propósitos do texto.
X
X
X
2. Reconhecer as línguas e variedades lingüísticas que são faladas na comunidade.
X
X
X
3.Ler textos ( parlendas, canção, títulos de histórias e listas)  mesmo sem saber ler convencionalmente para refletir sobre o sistema de escrita.
X
X
X
4.Escrever o próprio nome e utilizá-lo como modelo para escrever outras palavras.
X
X

5.Escrever listas e textos que se sabe de cor para pensar sobre o sistema de escrita alfabético.
X
X
X
6. Utilizar a ordem alfabética em algumas aplicações sociais.


X







HABILIDADES, CONHECIMENTOS E CONCEITOS A SEREM DESENVOLVIDOS
1º ANO
2º ANO
2ª SÉRIE
I- Prática de Escuta e Produção Oral de histórias infantis, contos e fábulas).
1.Recuperar algumas características do texto-fonte 1.1.Manter a sequência dos acontecimentos.
2.Escutar textos lidos pelo professor.
2.1-.Escutar textos contados pelo professor.
II- Prática de Leitura de textos literários (literatura infantil, fábula, conto, parlenda, cantiga, canção e poema para criança) e não literários (lista, bilhete e carta).
1.Compartilhar as interpretações e passagens preferidas.
3.Antecipar o sentido global com ajuda do professor.
3.1-.Verificar as antecipações feitas.
3.2.Localizar informações para selecionar o que relevante
4.Localizar onde está escrito algo que se sabe ou pensa que está escrito.
III- Prática de Produção de Texto
1.Planejar o que escrever e como, antes de começar a escrever bilhete, lista, carta, fábula, conto, história da literatura infantil.
1.1-Definir a linguagem, o propósito e destinatário.
1.2-Ditar para o professor parte do texto garantindo os acontecimentos principais e o propósito comunicativo.
2 e 3-Decidir o que escrever e o que não escrever na produção de lista, parlenda e bilhete.
2.1 e 3.1-Ler enquanto escreve para verificar o que já escreveu e o que ainda falta escrever.
2.2 e 3.2-Revisar a escrita que se está produzindo como também as já produzidas.
2.3-Utilizar o repertório de letras que dispõe.
IV- Análise e Reflexão da língua.
1.As formas de organização textual e os propósitos dos textos.
2.As línguas e variedades lingüísticas que são faladas na comunidade.
3-A diferença entre escrita e desenho.
3-A diferença entre letras, números e outras representações gráficas.
3 e 4-As letras para escrever o nome.
3, 4 e 5-O traçado para escrever as letras ( imprensa maiúsculo).
3 , 4 e 5-A relação entre partes do oral e partes do escrito/relação letra e som.
3 , 4 e 5-A análise quantitativa (quantas letras) e qualitativas (quais letras) da correspondência entre segmentos falados e escritos.
3., 4 e 5-O espaçamento, alinhamento e direção da escrita na língua portuguesa.











I- Prática de Escuta e Produção Oral de histórias infantis, contos e fábulas).
1.Recuperar algumas características do texto-fonte 1.1.Manter a sequência dos acontecimentos.
2.Escutar textos lidos pelo professor.
2.1-Escutar textos contados pelo professor.
II- Prática de Leitura de textos literários (literatura infantil, fábula, conto, parlenda, cantiga, canção e poema para criança) e não literários (lista, bilhete e carta).
1. Compartilhar as interpretações e passagens preferidas.
3.Antecipar o sentido global com ajuda do professor.
3.1.Verificar as antecipações feitas.
3.2Localizar informações para selecionar o que relevante.
4.Localizar onde está escrito algo que se sabe ou pensa que está escrito.
III- Prática de Produção de Texto
1.Planejar o que escrever e como, antes de começar a escrever.
1.1-Definir a linguagem, o propósito e destinatário.
1.2-Ditar para o professor parte do texto garantindo os acontecimentos principais e o propósito comunicativo.
2 e 3-Decidir o que escrever e o que não escrever .na produção de lista, parlenda e bilhete.
2.1 e 3.1-Ler enquanto escreve para verificar o que já escreveu e o que ainda falta escrever.
2.2 e 3.2-Revisar a escrita que se está produzindo como também as já produzidas.
2.3 e 3.3-Utilizar o repertório de letras que dispõe.
2.4 e 3.4-Usar as combinações de letras que são disponíveis no sistema de escrita de Língua Portuguesa.
IV- Análise e Reflexão da língua.
1.As formas de organização textual e os propósitos dos textos.
2.As línguas e variedades lingüísticas que são faladas na comunidade.
3-A diferença entre escrita e desenho.
3-A diferença entre letras, números e outras representações gráficas.
3 e 4-As letras para escrever o nome.
3,4 e 5-O traçado para escrever as letras.
3, 4 e 5-Os tipos de letras: forma/imprensa e cursivo maiúsculo e minúsculo.
3, 4 e 5-A relação entre partes do oral e partes do escrito/relação letra e som.
3, 4 e 5-A análise quantitativa (quantas letras) e qualitativas (quais letras) da correspondência entre segmentos falados e escritos.
3, 4 e 5-A letra como unidade da sílaba e a sílaba como unidade da palavra.
3,4 e 5-Identificação das sílabas canônicas (consoante + vogal) em palavras escritas e ouvidas.
3, 4 e 5-O espaçamento, alinhamento e direção da escrita na língua portuguesa.
3, 4 e 5-As rimas.


I- Prática de Escuta e Produção Oral de histórias infantis, contos e fábulas).
1.Recuperar algumas características do texto-fonte 2.Manter a sequência dos acontecimentos.
3.Escutar textos lidos pelo professor.
4.Escutar textos contados pelo professor.
II- Prática de Leitura de textos literários (literatura infantil, fábula, conto, parlenda, cantiga, canção e poema para criança) e não literários (lista, bilhete e carta).
1. Compartilhar as interpretações e passagens preferidas
1.2. Acompanhar a leitura de quem ler em voz alta.
3.Antecipar o sentido global com ajuda do professor
3.1-Verificar as antecipações feitas.
3.2-Localizar informações para selecionar o que relevante.
4. Localizar onde está escrito algo que se sabe ou pensa que está escrito.
4.1. Confirmar, rejeitar, ajustar antecipações ou escolher dentre várias possibilidades.
III- Prática de Produção de Texto
1.Planejar o que escrever e como, antes de começar a escrever.
1.1-Definir a linguagem, o propósito e destinatário.
1.2-Ditar para o professor parte do texto garantindo os acontecimentos principais e o propósito comunicativo.
2 e 3-Decidir o que escrever e o que não escrever na produção de lista, parlenda e bilhete.
2.1 e 3.1-Ler enquanto escreve para verificar o que já escreveu e o que ainda falta escrever.
2.2 e 3.2- Revisar a escrita que se está produzindo como também as já produzidas.
2.3 e 3.3-Utilizar o repertório de letras que dispõe.
2.4 e 3.4-Usar as combinações de letras que são disponíveis no sistema de escrita de Língua Portuguesa.
2.5 e 3.5-Deixar espaço entre as palavras na escrita.
IV- Análise e Reflexão da língua.
1.As formas de organização textual e os propósitos dos textos.
2.As línguas e variedades lingüísticas que são faladas na comunidade.
3-A diferença entre escrita e desenho.
3-A diferença entre letras, números e outras representações gráficas.
3, 4 e 5-As letras para escrever o nome.
3, 4 e 5-O traçado para escrever as letras.
3, 4 e 5-Os tipos de letras: forma/imprensa e cursivo maiúsculo e minúsculo.
3, 4 e 5-A relação entre partes do oral e partes do escrito/relação letra e som.
3,4 e 5-A análise quantitativa (quantas letras) e qualitativas (quais letras) da correspondência entre segmentos falados e escritos.
3, 4 e 5-A letra como unidade da sílaba e a sílaba como unidade da palavra.
3,4 e 5-Identificação das sílabas canônicas (consoante + vogal) e não canônicas em palavras escritas e ouvidas.
3,4 e 5-O espaçamento, alinhamento e direção da escrita na língua portuguesa.
3, 4 e 5-As rimas e aliterações
3, 4 e 5--O espaçamento entre as palavras no texto.
3,4 e 5-Uso de letra maiúscula em nomes próprios.
3, 4 e 5- Segmentação da palavra na passagem de uma linha para outra.
6- A ordem alfabética nas palavras: uso no dicionário, no diário de classe, nos glossário e na lista de nomes da sala.
ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS
I- Prática de Escuta e Produção Oral de histórias infantis, contos e fábulas).
1.Rodas de leitura para contar histórias e combinar com os alunos momentos em que eles possam compartilhar os livros lidos.
II- Prática de Leitura de textos literários (literatura infantil, fábula, conto, parlenda, cantiga, canção e poema para criança) e não literários (lista, bilhete e carta).
1 ,2 e 3-Leitura diária para os alunos.
4 e 5-Leitura na sala de aula podendo selecionar livremente o que deseja ler.
1, 2 e3-Roda de apreciação de literatura nas quais as crianças são convidadas a compartilhar suas impressões e interpretações sobre um texto lido ou ouvido.
4 e 5-Leitura para ordenar textos desordenados ou mesclados
1, 2 e 3-Montar um acervo de classe com livros de boa qualidade literária para uso dos alunos: tanto em sala de aula como para empréstimo. È a partir deste acervo que podem realizar as rodas de leitores.
4 e 5- Leitura de textos poéticos (música, quadrinha, poema, parlenda, etc.) conhecido para identificar algumas palavras que foram substituídas.
III- Prática de Produção de Texto
1- Projetos de Produção de Texto: - Reescrita coletiva de histórias infantis conhecidas para produzir um livrinho.
2- Produção de reescrita de parlenda tendo o professor como escriba e/ou em duplas para fazer parte da caixinha de parlenda da turma.
3- Atividade  ocasional de escrita coletiva e/ou dupla de bilhete para mandar recado.
1, 2 e 3-Atividades  de revisão coletiva de  textos alheios  buscando identificar problemas relacionados ao padrão da escrita.
2-Situações escrita que envolvam palavras estáveis – como nomes próprios, com alfabeto móvel e/ou de próprio punho.
3-Reescrita de textos ou partes deles tendo o professor como escriba  (individual ou em dupla). 

IV- Análise e Reflexão da língua.
3 e 4-Apresentação do alfabeto completo, desde o início do ano, e organizar atividades de escrita em que os alunos façam uso de letras móveis.
3,4 e 5-Atividades de leitura e escrita em que os alunos aprendam o nome das letras do alfabeto, a seqüência      das letras, a diferença entre a escrita e outras formas gráficas e convenções da escrita (orientação do alinhamento).
3-Ordenação de textos que sabe de cor.
3-Cruzadinhas acompanhadas de uma lista de palavras para consulta.
Ditado cantado (encontrar palavras definidas pelo professor em textos.
3-Listas compostas por palavras de um mesmo campo semântico (frutas, brincadeiras, títulos de     histórias, etc.) onde as crianças precisem encontrar a palavra solicitada pelo professor.
3-Leitura, para alunos que não sabem ler convencionalmente, oferecendo textos conhecidos de memória, como em que a tarefa do aluno é descobrir o que está escrito em cada parte, tendo a informação do que trata o texto.
3,4 e 5-Atividades de reflexão sobre o sistema alfabético de escrita, por meio do trabalho com nomes próprios, rótulos conhecidos e outros materiais afixados nas paredes da classe (ou murais) da sala, como listas, calendários, cantigas, títulos das histórias, que serão lidas na semana, de forma que guiados pelo contexto os alunos antecipem o que está escrito e reflitam sobre as partes do escrito (quais letras, quantas e em que ordem usar);
5-Escrita de textos que sabe de cor.
Escrita de listas de palavras de um mesmo campo semântico (nomes das crianças, brincadeiras, brinquedos, animais, frutas, material escolar, partes do corpo, compras a serem feitas; etc), de preferência a partir de outras propostas realizadas ou de acontecimentos do cotidiano;
5-Preenchimento de cruzadinha sem a relação de palavras (quando as crianças já apresentam escritas silábico-alfabéticas);
4 e 5-Atividades de revisão coletiva de textos .
4 e 5-Situações em que os alunos sejam colocados para escrever textos, cuja forma não sabem de memória.

I- Prática de Escuta e Produção Oral de histórias infantis, contos e fábulas).
1.Rodas de leitura para contar histórias e combinar com os alunos momentos em que eles possam compartilhar os livros lidos.
II- Prática de Leitura de textos literários (literatura infantil, fábula, conto, parlenda, cantiga, canção e poema para criança) e não literários (lista, bilhete e carta).
1 ,2 e 3-Leitura diária para os alunos.
4 e 5-Leitura na sala de aula podendo selecionar livremente o que deseja ler.
1, 2 e3-Roda de apreciação de literatura nas quais as crianças são convidadas a compartilhar suas impressões e interpretações sobre um texto lido ou ouvido.
4 e 5-Leitura para ordenar textos desordenados ou mesclados
1, 2 e 3-Montar um acervo de classe com livros de boa qualidade literária para uso dos alunos: tanto em sala de aula como para empréstimo. È a partir deste acervo que podem realizar as rodas de leitores.
4 e 5- Leitura de textos poéticos (música, quadrinha, poema, parlenda, etc.) conhecido para identificar algumas palavras que foram substituídas.
III- Prática de Produção de Texto
1- Projetos de Produção de Texto: - Reescrita coletiva de histórias infantis conhecidas para produzir um livrinho.
2- Produção de reescrita de parlenda tendo o professor como escriba e/ou em duplas para fazer parte da caixinha de parlenda da turma.
3- Atividade  ocasional de escrita coletiva e/ou dupla de bilhete para mandar recado.
1, 2 e 3-Atividades  de revisão coletiva de  textos alheios  buscando identificar problemas relacionados ao padrão da escrita.
2-Situações escrita que envolvam palavras estáveis – como nomes próprios, com alfabeto móvel e/ou de próprio punho.
3-Reescrita de textos ou partes deles tendo o professor como escriba  (individual ou em dupla). 

IV- Análise e Reflexão da língua.
3 e 4-Apresentação do alfabeto completo, desde o início do ano, e organizar atividades de escrita em que os alunos façam uso de letras móveis.
3,4 e 5-Atividades de leitura e escrita em que os alunos aprendam o nome das letras do alfabeto, a seqüência      das letras, a diferença entre a escrita e outras formas gráficas e convenções da escrita (orientação do alinhamento).
3-Ordenação de textos que sabe de cor.
3-Cruzadinhas acompanhadas de uma lista de palavras para consulta.
Ditado cantado (encontrar palavras definidas pelo professor em textos.
3-Listas compostas por palavras de um mesmo campo semântico (frutas, brincadeiras, títulos de     histórias, etc.) onde as crianças precisem encontrar a palavra solicitada pelo professor.
3-Leitura, para alunos que não sabem ler convencionalmente, oferecendo textos conhecidos de memória, como em que a tarefa do aluno é descobrir o que está escrito em cada parte, tendo a informação do que trata o texto.
3,4 e 5-Atividades de reflexão sobre o sistema alfabético de escrita, por meio do trabalho com nomes próprios, rótulos conhecidos e outros materiais afixados nas paredes da classe (ou murais) da sala, como listas, calendários, cantigas, títulos das histórias, que serão lidas na semana, de forma que guiados pelo contexto os alunos antecipem o que está escrito e reflitam sobre as partes do escrito (quais letras, quantas e em que ordem usar);
5-Escrita de textos que sabe de cor.
Escrita de listas de palavras de um mesmo campo semântico (nomes das crianças, brincadeiras, brinquedos, animais, frutas, material escolar, partes do corpo, compras a serem feitas; etc), de preferência a partir de outras propostas realizadas ou de acontecimentos do cotidiano;
5-Preenchimento de cruzadinha sem a relação de palavras (quando as crianças já apresentam escritas silábico-alfabéticas);
4 e 5-Atividades de revisão coletiva de textos .
4 e 5-Situações em que os alunos sejam colocados para escrever textos, cuja forma não sabem de memória.
I- Prática de Escuta e Produção Oral de histórias infantis, contos e fábulas).
1.Rodas de leitura para contar histórias e combinar com os alunos momentos em que eles possam compartilhar os livros lidos.
II- Prática de Leitura de textos literários (literatura infantil, fábula, conto, parlenda, cantiga, canção e poema para criança) e não literários (lista, bilhete e carta).
1 ,2 e 3-Leitura diária para os alunos.
4 e 5-Leitura na sala de aula podendo selecionar livremente o que deseja ler.
1, 2 e3-Roda de apreciação de literatura nas quais as crianças são convidadas a compartilhar suas impressões e interpretações sobre um texto lido ou ouvido.
4 e 5-Leitura para ordenar textos desordenados ou mesclados
1, 2 e 3-Montar um acervo de classe com livros de boa qualidade literária para uso dos alunos: tanto em sala de aula como para empréstimo. È a partir deste acervo que podem realizar as rodas de leitores.
4 e 5- Leitura de textos poéticos (música, quadrinha, poema, parlenda, etc.) conhecido para identificar algumas palavras que foram substituídas.
III- Prática de Produção de Texto
1- Projetos de Produção de Texto: - Reescrita coletiva de histórias infantis conhecidas para produzir um livrinho.
2- Produção de reescrita de parlenda tendo o professor como escriba e/ou em duplas para fazer parte da caixinha de parlenda da turma.
3- Atividade  ocasional de escrita coletiva e/ou dupla de bilhete para mandar recado.
1, 2 e 3-Atividades  de revisão coletiva de  textos alheios  buscando identificar problemas relacionados ao padrão da escrita.
2-Situações escrita que envolvam palavras estáveis – como nomes próprios, com alfabeto móvel e/ou de próprio punho.
3-Reescrita de textos ou partes deles tendo o professor como escriba  (individual ou em dupla). 

IV- Análise e Reflexão da língua.
3-Ordenação de textos que sabe de cor.
3-Cruzadinhas acompanhadas de uma lista de palavras para consulta.
Ditado cantado (encontrar palavras definidas pelo professor em textos.
3-Listas compostas por palavras de um mesmo campo semântico (frutas, brincadeiras, títulos de     histórias, etc.) onde as crianças precisem encontrar a palavra solicitada pelo professor.
3-Leitura, para alunos que não sabem ler convencionalmente, oferecendo textos conhecidos de memória, como em que a tarefa do aluno é descobrir o que está escrito em cada parte, tendo a informação do que trata o texto.
3,4 e 5-Atividades de reflexão sobre o sistema alfabético de escrita, por meio do trabalho com nomes próprios, rótulos conhecidos e outros materiais afixados nas paredes da classe (ou murais) da sala, como listas, calendários, cantigas, títulos das histórias, que serão lidas na semana, de forma que guiados pelo contexto os alunos antecipem o que está escrito e reflitam sobre as partes do escrito (quais letras, quantas e em que ordem usar);
5-Escrita de textos que sabe de cor.
Escrita de listas de palavras de um mesmo campo semântico (nomes das crianças, brincadeiras, brinquedos, animais, frutas, material escolar, partes do corpo, compras a serem feitas; etc), de preferência a partir de outras propostas realizadas ou de acontecimentos do cotidiano;
5-Preenchimento de cruzadinha sem a relação de palavras (quando as crianças já apresentam escritas silábico-alfabéticas).
4 e 5-Atividades de revisão coletiva de textos .
4 e 5-Situações em que os alunos sejam colocados para escrever textos, cuja forma não sabem de memória.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
- Realização da avaliação diagnóstica de aspectos da Língua Portuguesa:
- Ditado de uma lista de cinco palavras  do mesmo campo semântico) e uma frase a fim de investigar em qual nível encontra o aluno em relação ao sistema de escrita alfabética.
- Atividades para o portfólio:.
A) Prática de leitura: Localização de palavras ditadas pelo professor em um texto de memória.
B) Prática de Produção de Texto: Escrita pelo aluno de uma lista de palavras.
- Realização da avaliação diagnóstica de aspectos da Língua Portuguesa:
- Ditado de uma lista de cinco palavras do mesmo campo semântico) e uma frase a fim de investigar em qual nível encontra o aluno em relação ao sistema de escrita alfabética.
- Atividades para o portfólio:
A) Prática de leitura: Localização de palavras ditadas pelo professor em um texto de memória.
B) Prática de Produção de Texto: Escrita pelo aluno de uma lista de palavras.
C) Prática de Leitura: Leitura pelo aluno de texto a fim de localizar informações para selecionar o que é relevante.
- Realização da avaliação diagnóstica de aspectos da Língua Portuguesa:
- Ditado de uma lista de cinco palavras do mesmo campo semântico) e uma frase a fim de investigar em qual nível encontra o aluno em relação ao sistema de escrita alfabética.
- Ditado de um texto que se sabe de cor a fim de investigar o que os alunos já conhecem sobre os padrões de escrita (ortografia, segmentação das palavras, espaços entre as palavras numa frase, dentre outros aspectos do padrão de escrita.
- Atividades para o portfólio:
A) Prática de leitura: Localização de palavras ditadas pelo professor em um texto de memória.
B) Prática de Produção de Texto: Escrita pelo aluno de um texto de memória.
C) Prática de Leitura: Leitura pelo aluno de texto a fim de localizar informações para selecionar o que é relevante.
RESULTADOS ALCANÇADOS
1º ANO
2º ANO
2ª SÉRIE
































 Fonte: Orientações Curriculares da Educação do Campo – Anos/Séries Iniciais. 2010.


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